quinta-feira, 21 de julho de 2011

SUGESTÕES - LIVRO DE MÉRITO



Aos Mangalarguistas que receberam a circular n. 04/11 sobre o livro de mérito/elite, segue lista de sugestões enviadas por mim a ABCCRM. Gostaria que lessem e comentassem pois trata-se de um assunto muito importante para o futuro e os rumos de seleção da nossa raça. Obrigado.


SUGESTÕES LIVRO DE MÉRITO

Primeiramente seria interessante ainda manter a separação das pelagens no livro de mérito. Não há como comparar a competição sofrida por um exemplar da categoria geral com os coloridos. A coisa deve ser feita nos seguintes termos: O indivíduo que participou de mais de 70% das provas de pelagem deve ser incluído em uma categoria de pelagem do livro. No caso da descendência, se supridos os critérios de cada pelagem, conforme sugeridos a baixo deverão ser computados normalmente os pontos aos progenitores. Desde que julgados em igualdade os méritos da progênie são iguais. Já os pontos do indivíduo, devem ser comparados com de seus iguais conforme parâmetros acima sugeridos.

DA FINALIDADE
Artigos 1 e 2
Sem sugestões. Ok como está!

DA SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO
Artigos 3, 4, 5, 6 e 7
Os critérios estabelecidos no regulamento a baixo descrito (conforme circular) devem ser claros e objetivos (como o são...). A inscrição no livro, caso o animal preencha os requisitos mínimos deverá ser automática e NÃO DEVE DEPENDER DE ANÁLISE SUBJETIVA DE NENHUM CONSELHO. A oposição a inscrição somente deveria ser facultada ao conselho caso haja algum impedimento jurídico/cartorário contra o animal.

DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Art 8 – Deve seguir o mesmo critério mínimo para admissão na reprodução. A REGRA JÁ EXISTE!!! BOM para Machos e REGULAR para fêmeas.
Parágrafo primeiro (requisitos como seguem na circular):
1. OK
2. 30 animais ou o mínimo necessário para a realização de uma expo ou copa. Não deve haver limitação no livro a respeito disso. Se houve a expo, então é válida.
3. 4 animais(geral) 2 animais(coloridos) obs: animais coloridos que receberam premiações sem a participação efeitva de nenhum concorrente não deveriam ser inscritos no livro de mérito. Suas premiações refletem somente um esforço do proprietário em expor o animal e não efetivamente um mérito na vitória.
4. Segue a regra atual para validação de eventos oficiais
5. Segue a regra atual para validação de eventos oficiais
6. Segue a regra atual para validação de eventos oficiais
7. QUALQUER EXPO DEVE SER VÁLIDA, DESDE QUE SEGUINDO AS REGRAS OFICIAIS JÁ ESTABELEÇIDAS. Quanto mais abrangente e UMA for a regra mais credibilidade e confiabilidade terá o livro. Se o critério de escolha das expos puder ser mudado a todo o momento pelo C.D.T. não precisa de regra...
Parágrafo segundo – LER SUGESTÃO N. 7 DO PARÁGRAFO ANTERIOR. Do jeito como está escrito dá a impressão que o C.D.T. pode fazer o que quiser. TEM QUE HAVER UM REGRAS E CLAUSULAS PÉTRIAS.

DA PONTUAÇÃO
Art 9
A- OK. A descendência deve contribuir com 50% dos pontos.
B- OK. 60% de critérios morfodinamicos e 40% de funcionais.
C - 1 -Não deverá haver restrição quanto ao animal já ter tido título de progênie de pai.
2 a 4 acho que esses critérios devem ser proporcionais ao número de filhos total do animal. Ex: um animal que tem 100 filhos registrados e fez 10 filhos campeões não pode ter a mesma pontuação de um animal que teve 10 filhos registrados e fez 10 filhos campeões. CONCORDAM???
D - Idem “C”
Parágrafo Primeiro – OK
Parágrafo Segundo - OK
Art 10 – OK
Art 11 – OK
Art 12 – OK
Art 13 –
Parágrafo primeiro: REPETIÇÃO DO JÁ EXPLICITADO ACIMA. Acho esse parágrafo desnecessário...
Paragráfo segundo: Idem, conforme já sugerido acho que toda exposição válida para a associação deve ser válida, a priori, para o livro.
Art. 14 – OK
Art. 15 – OK

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mais uma Pérola do Emílio da Revista Horse!!!

ESSA CRÔNICA TALVEZ SEJA UMA DAS MINHAS FAVORITAS. ESSE TEXTO CAUSOU UM VERDADEIRO DEBATE EM UMA CAVALGADA QUE FIZEMOS NO ANO DA PUBLICAÇÃO E ATÉ HOJE É MOTIVO DE GOZAÇÃO ENTRE NÓS. ESPECULARAM ATÉ SOBRE A CRIAÇÃO DO GRUPO "MANGALARGAY"....MAIS UMA PÉROLA ENGRAÇADÍSSIMA DO EMÍLIO. VALE A PENA LER!!!

Viva os gays !

Constatação cientifica : Os melhores profissionais do cavalo ou são mulheres ou são gays
Nao se trata de uma apologia ao feminismo e ao homosexualismo apenas uma observação pratica.os gays em particular parece que levam mais a serio as coisas,respeitam mais os outros e como o próprio nome diz são alegres,.tem um bom humor apurado,Segundo minha pesquisa extremamente técnica,cientifica os melhores veterinários também são mulheres ou gays.. Excluo desta pesquisa os veterinários de pequenos animais que tem uma sensibilidade hiper desenvolvida,bem maior que a nossa (veterinários de grandes ) .O veterinário de eqüinos por exemplo tem uma cara seria (pode observar) ,são todos meio mau humorados, stressadinhos, peitinho estufado,.Antigamente usava mos até fivela de cowboy e canivete na cinta, agora graças a Deus este figurino foi abolido. A vontade de parecer machão era tanta que até em congresso os veterinários iam de canivete na cinta,He He He devia ser pra chupar as laranjas do buffet rsrs ou talvez para estar preparado se um animal feroz aparecesse. Como nós homens éramos ridículos.Éramos ? Ainda somos.Talvez por necessidade de se impor pra peaôzada , para o patrão e para os próprios colegas de profissao fazemos gênero homens carrancudos .E aonde quero chegar com esta papagaiada toda... nós viramos uma geladeira em termos de sensibilidade. Não fazemos carinho nos bichos que atendemos por vergonha,nós não conversamos mais com os cavalos como fazem os veterinários de pequenos animais.Acho que temos medo de parecermos ridículos,afeminados.E daí o que vão pensar ? E daí ??,Tenho um amigo veterinário que é gay (no armario ) mas indiscutivelmente gay.Fomos fazer um atendimento juntos. Ele se especializou em quiropraxia eqüina,procedimento que eu desconheço a técnica e portanto o chamei.Tratava se de um potro que claudicava do posterior cuja sede do problema eram as vértebras lombares.Fiquei observando ele trabalhar.Cara...que cuidado...que carinho com o bicho...era um puro sangue árabe ,um potro de uns dois anos meio xarope da cabeça. Perguntei se ele queria fazer uma xylazina ou pelo menos colocar cachimbo.Me responde ele com segurança que não.- Que cachimbo ele não usava a muito tempo ,que imobilizava através da conversa e do carinho. E dito e feito. Foi conversando com ele,falando pelo nome ,usando palavras como meu querido,meu lindo, até meu amor ele usou ,confesso que achei ridículo de inicio ...me deu vontade de rir,mas tive que me render aos fatos.Ridiculo sou eu que não tenho esta coragem;. Dizia seu nomeisto enquanto afagava sua cabeça.passava a mao na sua crina,acariciava seu corpo.Isto me fez refletir sobre o superior trabalho das mulheres e dos gays..Achamos ridículo sermos carinhosos?,Ser carinhoso nos dias de hoje parece sinônimo de fraqueza,de bundamolice.
Se eu acariciar um cavalo, o que o peão vai achar ? Manda o peão cagar !
Resumindo homens do meu Brasil varonil,se queres trabalhar com cavalos liberte o seu lado mulher ! Claro que estou brincando com os pobres dos homens mas este nosso jeito meio “com casca e tudo” é incompatível com as lides eqüinas.Todo ser vivo gosta de palavras doces e carinho e em especial os cavalos.
Voltando ao meu amigo gay.Uma vez concluído o impecável procedimento no qual fiquei só de espectador,entrei no carro dele Tudo limpinho,organizado,tudo cheiroso, o material cirúrgico e de procedimento tudo bonitinho.nao é legal ?
O meu carro é uma zona ,fica uma bagunça danada la dentro.Machao diaraque,fabricado até o pescoço )parodiando Rita Lee ) e pior,porcalhão!
.O que quero trazer para vocês desta vez nesta crônica é que devemos aproveitar a bençao que Deus nos deu de conviver com estes bichos tão especiais que são os cavalos.Devemos aproveitar cada momento ao seu lado para se interrelacionar,trocar energias,tocar,afagar,conversar com eles sem medo de parecer ridículo.O feed back é enorme..Ja estamos no século 21 e acredito que não há lugar para atitudes grosseiras,primitivas.Nós sabemos que o “ser machao” está em total decadência,hoje é sinônimo do ser ignorante, frio,do ser estúpido.Apenas como exemplo, a semana passada um colega nosso veterinário, irritado com uma potra que não se comportava bem durante uma endoscopia, deu um baita tapaõ na cara dela,e um pontapé na barriga (infelizmente um procedimento extremamente usual no meio equestre) ao som de - quieta lazarenta ! Resultado : A proprietaria que vinha por tras pé ante pé viu e ouviu a cena bizarra e despediu o veterinário na hora..Ela estava errada ? Não!Certinha ! Se este nosso colega tem problemas de auto controle, ou de auto afirmação, que vá se tratar
.Portanto amigos,nos espelhemos nas mulheres e nos gays, o caminho é esse.Doçura...ternura...O cavalo é um ser abençoado,,especial,sensível,doce,e vai agradecer se você parar de agir com ele com frieza ou estupidez
.E se um dia você precisar usar um cachimbo, que seja cor de rosa.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

REVISTA MANGALARGA


NÃO DEIXEM MORRER ESSA TRADIÇÃO!!!

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA ANÚNCIO NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA REVISTA OFICIAL DA RAÇA MANGALARGA.
QUANTO MAIS PESSOAS PARTICIPAREM MAIOR A TIRAGEM, QUANTO MAIOR A TIRAGEM MAIOR A DISTRIBUIÇÃO. TODO DINHEIRO DOS ANÚNCIOS É REVERTIDO PARA A REVISTA.
PREÇOS ACESSÍVEIS E PAGAMENTOS DIVIDÍDOS EM ATÉ 10 VEZES...

And so, my fellow MANGALARGUISTAS: ask not what your country can do for you - ask what you can do for your country.
VAMOS PARTICIPAR!!!

MAIORES INFORMAÇÕES www.cavalomangalarga.net.br Norberto