quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Seabiscuit - A História do Páreo do Século. Uma lição para valorizarmos estrutura e bagagem genética!


Seabiscuit, foi um cavalo Puro-Sangue Inglês, e tem uma história muito interessante para nos contar. É a versão eqüina de “Davi e Golias”.
Em busca das origens do cavalo Puro-Sangue Inglês o casal Wilfrild e Lady Anne Blunt, foram ao oriente com a ambiciosa missão de encontrar descendentes da linhagem Darley, famoso cavalo árabe de onde descendem as linhagens de corrida desta raça e as famosas linhagens formadoras, MATCHUM, HEROD E ECLIPSE. Depois de muitos anos de melhoramento, destas linhagens se originaram os grandes cavalos de pista ingleses.
Alguns garanhões importantes nas corridas destas linhagens que podemos destacar:

Nasrullah
Blod Ruler
Court Martial
Broomstick
Mahmoud
Teddy
Sir Gallahad III
MAN O’’WAR
Princequillo
Khaled

Entre eles destaca-se especialmente, Man O’’War.
O cavalo Man O’’War tinha temperamento difícil, mas era um espetacular corredor e dos 21 grandes prêmios que disputou ganhou 20. Seu filho Hard Tack, pai de Seabiscuit, também tinha qualidades para corridas, mas tinha seu temperamento e conta que certa vez, que esse animal “afincou os cascos no chão” no momento da largada e não saiu, era um grande expoente em desobediência e era muito perigoso. A égua Swing On, era a mãe de Seabiscuit, e de tanto sua dona torcer para que o produto não puxasse o temperamento do pai, que foi o que aconteceu. Seabiscuit, filho de Hard Tack e Swing On, tinha um temperamento diferente de seu pai. Era dorminhoco e quando novo nunca apresentou resultados expressivos em corridas, outro talento que tinha era comer, e apesar ser bem mais baixo que os potros de sua idade, comia muito mais do que eles. Foi por isso vendido e aposentado, mas o que não se sabia, era que ele tinha sim o temperamento guerreiro de seu avô, só precisava do estimulo certo.
Muitas águas rolaram e depois de varias vitórias inesperadas Seabiscuit desafiou o melhor cavalo de corrida de todos os tempos, War Admiral. E é ai onde a história realmente começa.
Nunca se soube realmente até aquele momento a verdadeira filiação de Seabiscuit, que era praticamente considerado um “vira-latas” de corridas e um cavalo muito inferior pelos grandes criadores e melhoristas ingleses.
War Admiral, filho do grande Man O’’War era imbatível, morfologicamente perfeito e um palmo maior que Seabiscuit.
Na verdade os dois cavalos eram parentes e seus proprietários só foram saber disso anos depois a este acontecimento. Seabiscuit, quando emparelhado com outro animal, resgatava toda sua herança genética de corridas e corria com todo seu coração, não havia quem lhe vencesse, e com War Admiral não foi diferente. Seabiscuit venceu com vários corpos de vantagem.
Só para constar Seabiscuit, pesava 36 quilos a mais que War Admiral, sendo este 1 palmo maior do que Seabiscuit, o que nos leva a concluir que Seabiscuit tinha mais tronco, pulmão, coração e músculos, e isso fazia a diferença, pois ambos tinham o mesmo ancestral e a mesma base genética. Imaginem Mohamed Ali contra George Foreman, foi quase a mesma coisa...

2 comentários:

gabilovehorse disse...

Poxaa, eu sempre quiz ter um cavalo de corridas, e parece que este sonho está prestes a se realizar..........

Alessandro José Santos disse...

Trabalho com cavalos de corridas psi a muito tempo essa história desse cavalo é simplesmente espetacular nos ensina e muito...