segunda-feira, 30 de maio de 2011

30 Exposição Internacional do Cavalo Lusitano - JULGAMENTOS


Amigos estive neste domingo na 30 Expo Internacional do Cavalo Lusitano. Quis dar uma espiada como nossos progenitores históricos selecinavam seus cavalos, afinal experiência é o que não lhes falta.
Para minha surpresa acho que estamos bem na frente, em termos de julgamento.
Sou um crítico e frequentador assíduo de nossas exposições e sempre achei nossos julgamentos muito subjetivos. Isso foi até conheçer uma exposição de cavalos Lusitanos.
Primeiramente não há obrigatoriedade de uniformes por parte dos apresentadores, quem quiser vai com o uniforme da expo, quem não quiser vai com trajes de picador lusitano ou roupas de adestramento, ou alguma coisa mesclada de tudo isso. Os julgamentos não tem uma análise normatizada como o nosso, simplesmente os cavalos entram em pista e fazem algumas voltas pertos dos juizes, que no caso deles são 3, depois os juizes escolhem o melhor e ponto final...Nenhuma explicação, comparação de aprumos mais detalhada, notas em separado...O resultado é simples "Esse cavalo é o melhor". FIM.
Interesante que no grande campeonato o juiz chega a nem avaliar alguns animais, lá a velha pratica da "cerca" ainda voga bastante.
Enfim, tirando o fato de o julgamento ser feito em grupo a coisa é totalmente secreta e inquestionável, visto que não há satisfação nenhuma aos criadores.
Amigos acreditem, depois de domingo descobri que nosso esquema de julgamento é MARAVILHOSO!!! rsrsrsrrs
Grande abraço

Nenhum comentário: