quinta-feira, 21 de julho de 2011

SUGESTÕES - LIVRO DE MÉRITO



Aos Mangalarguistas que receberam a circular n. 04/11 sobre o livro de mérito/elite, segue lista de sugestões enviadas por mim a ABCCRM. Gostaria que lessem e comentassem pois trata-se de um assunto muito importante para o futuro e os rumos de seleção da nossa raça. Obrigado.


SUGESTÕES LIVRO DE MÉRITO

Primeiramente seria interessante ainda manter a separação das pelagens no livro de mérito. Não há como comparar a competição sofrida por um exemplar da categoria geral com os coloridos. A coisa deve ser feita nos seguintes termos: O indivíduo que participou de mais de 70% das provas de pelagem deve ser incluído em uma categoria de pelagem do livro. No caso da descendência, se supridos os critérios de cada pelagem, conforme sugeridos a baixo deverão ser computados normalmente os pontos aos progenitores. Desde que julgados em igualdade os méritos da progênie são iguais. Já os pontos do indivíduo, devem ser comparados com de seus iguais conforme parâmetros acima sugeridos.

DA FINALIDADE
Artigos 1 e 2
Sem sugestões. Ok como está!

DA SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO
Artigos 3, 4, 5, 6 e 7
Os critérios estabelecidos no regulamento a baixo descrito (conforme circular) devem ser claros e objetivos (como o são...). A inscrição no livro, caso o animal preencha os requisitos mínimos deverá ser automática e NÃO DEVE DEPENDER DE ANÁLISE SUBJETIVA DE NENHUM CONSELHO. A oposição a inscrição somente deveria ser facultada ao conselho caso haja algum impedimento jurídico/cartorário contra o animal.

DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Art 8 – Deve seguir o mesmo critério mínimo para admissão na reprodução. A REGRA JÁ EXISTE!!! BOM para Machos e REGULAR para fêmeas.
Parágrafo primeiro (requisitos como seguem na circular):
1. OK
2. 30 animais ou o mínimo necessário para a realização de uma expo ou copa. Não deve haver limitação no livro a respeito disso. Se houve a expo, então é válida.
3. 4 animais(geral) 2 animais(coloridos) obs: animais coloridos que receberam premiações sem a participação efeitva de nenhum concorrente não deveriam ser inscritos no livro de mérito. Suas premiações refletem somente um esforço do proprietário em expor o animal e não efetivamente um mérito na vitória.
4. Segue a regra atual para validação de eventos oficiais
5. Segue a regra atual para validação de eventos oficiais
6. Segue a regra atual para validação de eventos oficiais
7. QUALQUER EXPO DEVE SER VÁLIDA, DESDE QUE SEGUINDO AS REGRAS OFICIAIS JÁ ESTABELEÇIDAS. Quanto mais abrangente e UMA for a regra mais credibilidade e confiabilidade terá o livro. Se o critério de escolha das expos puder ser mudado a todo o momento pelo C.D.T. não precisa de regra...
Parágrafo segundo – LER SUGESTÃO N. 7 DO PARÁGRAFO ANTERIOR. Do jeito como está escrito dá a impressão que o C.D.T. pode fazer o que quiser. TEM QUE HAVER UM REGRAS E CLAUSULAS PÉTRIAS.

DA PONTUAÇÃO
Art 9
A- OK. A descendência deve contribuir com 50% dos pontos.
B- OK. 60% de critérios morfodinamicos e 40% de funcionais.
C - 1 -Não deverá haver restrição quanto ao animal já ter tido título de progênie de pai.
2 a 4 acho que esses critérios devem ser proporcionais ao número de filhos total do animal. Ex: um animal que tem 100 filhos registrados e fez 10 filhos campeões não pode ter a mesma pontuação de um animal que teve 10 filhos registrados e fez 10 filhos campeões. CONCORDAM???
D - Idem “C”
Parágrafo Primeiro – OK
Parágrafo Segundo - OK
Art 10 – OK
Art 11 – OK
Art 12 – OK
Art 13 –
Parágrafo primeiro: REPETIÇÃO DO JÁ EXPLICITADO ACIMA. Acho esse parágrafo desnecessário...
Paragráfo segundo: Idem, conforme já sugerido acho que toda exposição válida para a associação deve ser válida, a priori, para o livro.
Art. 14 – OK
Art. 15 – OK

Nenhum comentário: