terça-feira, 27 de março de 2012

Pé na Estrada - Parte 2: Haras Catedral(Distrito Federal)

Continuando nossa jornada tive o prazer de passar 2 dias com o amigo Flávio Fernandes de Brasília e conheçer uma tropa SINGULAR de extrema qualidade, muito adaptada a condições de cerrado e de provas de desempenho bastante arrojadas por dentro de rios cachoeiras e obstaculos naturais que testam as verdadeiras hablidades do nosso Mangalarga. No primeiro dia montamos alguma coisa, conheçemos os pastos entrecortados por muito cerrado, rios e muita natureza virgem, no segundo dia selamos 5 animais e saimos para uma cavalgada maravilhosa passando por todo tipo de terreno e revezando os animais para conheçer as qualidades de cada um. No meio do caminho paramos em um pasto em uma grande chapada e uma a uma fomos cercando as éguas no cerrado e colocando sela para descobrir o que as velhas e esqueçidas linhagens Mangalarga perdidas no centro-oeste tem a ofereçer. MUITA QUALIDADE DE SELA, SAÚDE E TEMPERAMENTO. Não resisti, tinha que levar alguma coisa aqui para São Paulo.
Para nossa felicidade aproveitamos e enchemos um caminhão e em breve chegará em casa a "nata" do que foi a base do criatório Catedral e Provícia para ajudar em nosso projeto de criação.
POMPEIA FL DA CATEDRAL(IGUAÇU DA PROVÍNCIA X LAGRIMA DA PROVÍNCIA)- FOTO AINDA POTRA A partir do mês que vem sua barriga sera usada no criatório Patriota

LUXUOSA DA PROVÍNCIA(IGUAÇU DA PROVÍNCIA X CHARMOSA SP DO PAPU) ÉGUA MAIS MACIA DA RAÇA MANGALARGA - COM CERTEZA!!! Barriga também no criatório Patriota a partir do mês que vem...

CUBANA DA PROVÍNCIA(MARFIM DA PROVÍNCIA X HAVANA DA PROVÍNCIA) E SEU POTRO ENCONTRO FL DA CATEDRAL(MONTREAL FL DA CATEDRAL X CUBANA DA PROVÍNCIA) Ambos aqui em casa até o mês que vem...

Por fim, Opera FL da Catedral(Iguaçu da Província X Traviata da Catedral) e um potro ao pé Fazano FL da Catedral(Pecado RAA X Opera FL da Catedral Égua e potro comprados inteiros e também farão parte do nosso criatório. FOTO AINDA POTRA!!

IMPRESÕES FINAIS: Tropa muito rustica, bonita e extremamente bem caracterizada. O Mangalarga Catedral já tem uma "cara" e tem um desempenho muito bom nas condições mais adversas. Quem acha que morfologia, função(função bruta...) e andamento não se juntam tem que ir ao DF conheçer mais esse criatório.
É isso, mais um criatório magnífico para todos desfrutarem!!!
Espero que gostem.

2 comentários:

juliano disse...

O Flávio é digno de todos os elogios, seja pela dedicação incomum à criação e seleção do Mangalarga, seja pela perseverança nos seus ideais de um cavalo que realmente agrade sob a sela.
O reconhecimento de criadores e técnicos de São Paulo é mais um passo nessa direção.
Abraços,
Juliano Villa-Verde, DF

PATRIOTA disse...

“Patriota, o churrasqueiro oficial do Mangalarga de bsb!!!! hehehe. Falo pela família Catedral (eu, Dani e os “maranhãos”), nos sentimos honrados com a presença agradável desses dois malucos(vc e seu pai) pelo Mangalarga. E a honraria é maior ainda pela disposição de vcs em compartilhar nosso trabalho de seleção. Meu desejo é que essa tropa que vcs estão levando lhes deem, com os anos, a mesma satisfação( como criador e cavaleiro)que eu tenho.E que um dia vcs também contribuam com a seleção de outros criadores - que é a nossa maior satisfação como selecionador.Depois temos que botar a cavalada p/ aquela corrida no "corgo" de novo pq esse negócio de só toadinha é p/ marchador!!! hehehehehe .Obrigado amigos e esperamos vcs muitas outras vezes. Flávio Fernandes HARAS CATEDRAL”

TEM ALEGRIA MELHOR DO QUE RECEBER UM E-MAIL DESSES?
Obrigado mais uma vez pela recepção amigo e mande um abraço para o Maranhão e o Monty Roberts do Cerrado Maranhãozinho, esse menino vai longe.
Grande abraço, Luiz Patriota